quinta-feira, 28 março, 2024

Três Lagoas inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades neste sábado (15)

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 630 doses de vacina contra a Covid-19 para dar início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade neste sábado (15), das 8h às 18h (ou enquanto durar o estoque), na Clínica da Criança.

Conforme nota técnica do Governo de MS, essa primeira data vai atender apenas crianças de 5 a 11 anos de idade que tenham deficiência permanente ou com comorbidades previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) assim como especificado pelo artigo 13 da lei nº 14.124 de 10 de março de 2021.

LISTA DE DEFICIÊNCIAS E COMORBIDADES 

AUTORIZAÇÃO

Para se imunizar, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável legal para que manifestem sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência desses (pais ou responsável legal), a vacinação da criança deve ser autorizada (pelos pais ou responsável legal) por meio de um termo de assentimento que pode ser ACESSADO AQUI.

APÓS A VACINAÇÃO

Após a vacinação, os profissionais de saúde solicitarão para que a criança permaneça no local em observação por cerca de 20 minutos, assim como é orientado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde.

Além disso, o acompanhante da criança será informado das principais reações normais da vacina (que podem ser isoladas ou mais de uma), que são: dor, inchado e vermelhidão no local da aplicação, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia (dor muscular) e artralgia (dor nas articulações). E, em caso de a criança apresentar dor repentina no peito, falta de ar ou palpitações após a vacina, deve ser levada ao médico.

IDENTIFICAÇÃO DA VACINA

A vacina para crianças é identificada por um frasco na cor laranja que contém uma dose de 0,2ml produzida pelo laboratório Pfizer que é a recomendada pelo Ministério da Saúde para atender à imunização da faixa etária.

SERVIÇO

A Clínica da Criança fica localizada à Rua Egídio Thomé com a Rua Etelvino Custódio de Queiroz.

VEJA UM VÍDEO TÉCNICO CRIADO PELA ANVISA SOBRE A VACINA

CLIQUE AQUI

Por: Assessoria PMTL

Veja também

7,250FãsCurtir
4,850SeguidoresSeguir
1,250InscritosInscrever

WebRádio Plenitude

- Publicidade -

Últimas Notícias