terça-feira, 16 abril, 2024

Três Lagoas é a 5ª que mais gerou empregos entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes

Foto: Reprodução

A economia três-lagoense foi destaque em todo Brasil na semana passada, aparecendo em quinto lugar em levantamento divulgado pelo Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, que identificou as cidades brasileiras que mais abriram vagas de trabalho em 2022.

A Prefeitura entrou em contato com a LCA Consultoria Econômica, empresa responsável pelo estudo utilizado pelo telejornal, que também utilizou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Previdência, para elaborar o levantamento.

De acordo com a LCA, é importante destacar que o estudo leva em conta a geração de empregos somente em cidades com mais de 100 mil habitantes. Desse modo, a primeira colocada do ranking é a cidade paulista de Barueri, seguida por Lauro de Freitas (BA) em segundo lugar, terceiro Aracruz (ES) e quarto Itajaí (SC).

Três Lagoas fechou 2022 com saldo de 4.248 vagas criadas, uma média de 35 vagas por habitantes. O estudo aponta que 41,5% dessas vagas vieram do setor de serviços, mas, proporcionalmente, chama a atenção a agropecuária (28,4%), construção (13,8%), comércio com 8,8% e indústria com o restante (7,5%).

A CIDADE

Ainda de acordo com o levantamento da LCA, Três Lagoas é a única cidade sul-mato-grossense que aparece entre as 10 melhores do país. Já no que se refere à Região Centro-oeste, Três Lagoas é a primeira coloca no ranking e na nona posição, a cidade de Sinop – MT.

No último levantamento do CAGED divulgado neste mês através do Boletim Economia Local desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), referente ao último trimestre de 2022, a cidade é a segunda do estado na geração de emprego, a primeira é a cidade de Ribas do Rio Pardo – devido obra da planta de uma fábrica de celulose. Porém, como possui população abaixo de 100 mil habitantes, não entrou no parâmetro da pesquisa da LCA.

Outra notícia positiva é que Três Lagoas fechou o ano com saldo geral de geração de emprego em 2022, 58,4% maior do que em 2021. Proporcional a geração de emprego, a cidade também se destaca no setor de exportação, liderando com folga o ranking do setor no Mato Grosso do Sul, sendo que no último trimestre foram comercializados US$ 492.657.869,00 milhões em exportações, número esse que representa 35,9% do desempenho total do Estado, sendo que deste total produzido e comercializado no 4º trimestre, a celulose e afins representam 86,9%.

Além de manter o posto de maior exportadora do estado, no acumulado geral do ano passado a cidade alcançou crescimento de 11%, comparado a 2021, segundo aponta o Boletim.

O secretário da SEDECT, José Aparecido de Moraes, ressaltou que o destaque de Três Lagoas no cenário nacional demonstra a responsabilidade que a Administração Angelo Guerreiro adota nas diversas áreas de sua gestão. “Desenvolvimento com humanidade e de forma qualificada. Somos a Capital da Celulose, mas temos em nossa planta fabril diversos segmentos, o que só contribui com oportunidades de emprego a todos”, explicou o secretário.

Por: Assessoria PMTL

Veja também

7,250FãsCurtir
4,850SeguidoresSeguir
1,250InscritosInscrever

WebRádio Plenitude

- Publicidade -

Últimas Notícias