Do total de declarações que terão devolução do imposto, 30% serão pelo sistema de pagamento instantâneo (Foto: Divulgação)
A Receita Federal informou que cerca de 70% dos contribuintes com direito à restituição do Imposto de Renda 2025 optaram por receber os valores por Pix. O dado representa um crescimento expressivo de 55% em comparação ao ano passado, quando o percentual de devoluções pelo sistema de pagamento instantâneo foi de 45%. Em 2023, a taxa era de apenas 30%.
A opção pelo Pix é feita diretamente no momento da entrega da declaração. Este avanço reforça a preferência dos brasileiros por formas mais rápidas e práticas de recebimento.
Consulta ao segundo lote
A consulta ao segundo lote de restituições estará disponível a partir da próxima segunda-feira (23), com pagamento previsto para o dia 30 de junho. O valor terá correção de 1%, referente à variação da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.
Quem não for contemplado agora ainda terá mais três oportunidades: os próximos lotes serão liberados em 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.
No primeiro lote, a Receita Federal liberou um valor recorde: R$ 11 bilhões foram pagos a 6.257.108 contribuintes.
Quem recebe primeiro
A ordem de pagamento segue a lista de prioridades definida por lei:
- Contribuintes com mais de 80 anos;
- Pessoas acima de 60 anos com deficiência ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Quem optou pela declaração pré-preenchida com indicação de Pix para a restituição;
- Demais contribuintes.
Como consultar a restituição
Para saber se está no segundo lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A consulta pode ser feita de forma simplificada ou completa, por meio do extrato de processamento disponível no portal e-CAC. Caso o contribuinte encontre alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora corrigindo eventuais erros.
Prazo para entrega terminou
O prazo para envio das declarações terminou no dia 30 de maio. Foram entregues 43,3 milhões de declarações. Destas, 50,3% utilizaram o modelo pré-preenchido e 55,5% optaram pela declaração simplificada. Cerca de 56,5% dos contribuintes têm direito à restituição.
Quem perdeu o prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.
Resgate da restituição
O pagamento das restituições é feito diretamente na conta bancária informada na declaração, seja ela tradicional ou por Pix, com intermediação do Banco do Brasil.
Se o contribuinte não resgatar o valor em até um ano, será necessário solicitar o pagamento pelo portal e-CAC, no site da Receita, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Por: Redação Enfoque