Marcha para Jesus 2025 na França (Foto: Marche Pour Jesus)
Em Paris, a participação atingiu um novo recorde, com entre 40.000 e 50.000 participantes. Também houve marchas em Guadalupe e na Guiana Francesa.
No sábado, 24 de maio, a Marcha para Jesus (Marche Pour Jesus, MPJ) ocorreu em 13 cidades na França continental e no exterior.
“Apesar das diversas personalidades e origens eclesiais dos participantes, todos eles foram motivados pelo mesmo desejo: fazer Cristo conhecido em nossa nação”, disse Gilbert Léonian, presidente do MPJ Île-de-France, ao site de notícias francês Info Chretienne
Para André Raoilison, presidente da Federação Nacional do MPJ, “é uma alegria imensa. Já sentimos uma onda de esperança se espalhando pela França”.
“É a confirmação de que Deus está agindo. Há um movimento real do Espírito em todo o país, tocando todas as igrejas. Quando Deus abre uma porta, ninguém pode fechá-la novamente”, acrescentou em entrevista ao site de notícias francês Evangeliques info.
Recorde de participação em Paris
Segundo os organizadores, só em Paris, entre 40.000 e 50.000 pessoas foram às ruas entre o Trocadero e o gramado da Muette, para “testemunhar sua fé e proclamar o amor de Cristo”.
Esses são números recordes em comparação aos 25.000 que se reuniram no ano passado e aos pouco mais de 10.000 de 2022.
“É a primeira vez que ocupamos toda a rodovia e calçadas ao mesmo tempo. Normalmente, ficamos limitados a apenas um trecho. Então, esse é um número muito animador”, explicou Raoilison.
No restante da França, a segunda marcha mais concorrida foi Lyon , com entre 6.000 e 8.000 pessoas, seguida por Basse-Terre, capital de Guadalupe , com mais de 3.000 participantes. Centenas de fiéis participaram em outras cidades, como Estrasburgo , Pau, Nantes ou Cannes.
Orando pela Europa
Em Estrasburgo, cerca de 800 participantes se reuniram perto do Parlamento Europeu “em uma atmosfera alegre e festiva”, relatou Christian Ruiz, presidente local da Marcha para Jesus.
Segundo Ruiz, “os dois destaques foram uma oração pela Europa em alemão, inglês e francês, e uma oração pelos temas mais importantes da França: a família, a política, a economia”.
Enquanto isso, em Basse-Terre, “Deus foi gracioso e tudo correu bem. A programação incluiu orações pelas famílias e contra o alto custo de vida, um concerto de louvor e entretenimento”, disse Josias Opont, pastor e presidente da MPJ Guadalupe.
“Também arrecadamos alimentos para os bancos de alimentos e distribuímos refeições para os moradores de rua”, acrescentou. Os organizadores esperam tornar o evento uma presença permanente no calendário da capital de Guadalupe, juntamente com o carnaval.
Marcha para Jesus 2026
A próxima Marcha por Jesus está marcada para 6 de junho de 2026, mas “ela pode ser adaptada às necessidades locais. Algumas cidades podem escolher datas próximas, como 30 de maio, por exemplo”, disse Raoilison.
Por: Evangelical Focus