Foto: Divulgação
Os pacientes hipertensos e diabéticos assistidos pelos ESFs de Santo Anastácio, retomam está semana os atendimentos pelo Hiperdia, programa que atende pessoas com esses diagnósticos fora da Unidade de Saúde, desta vez, o encontro aconteceu no CCI (Centro de Convivência do Idoso), através de um suporte diferenciado e instrutivo pela equipe do ESF Joanna Sanches Ramires.
Segundo a secretária da Saúde, Selma Zambelli, o ‘HiperDia’ busca desenvolver ações que previnam e promovam a saúde, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde. Através de convites enviados previamente aos pacientes, são realizados atendimentos grupais, com orientações, palestras, controle dos índices de hipertensão e diabetes e demais atividades, visando a saúde e promoção da qualidade de vida.
“Os temas discutidos durante o grupo abordam desde vida saudável; hábitos alimentares que favorecem o controle da pressão arterial e glicemia, bem como os que devem ser evitados; controle e informações de medicamentos, maneiras corretas de administração e posologia; fatores emocionais e sociais, dentre outros”, explica.
Este Programa conta com enfermeiros e médicos nos atendimentos à aferição de Pressão Arterial, verificação de Glicemia Capilar, entrega de receita de medicamentos de uso contínuo, atendimento médico e palestra educativa.
Ainda de acordo com a secretária a intenção é que estes encontros aconteçam a cada sessenta dias e abranja todos os ESFs.
“Esse tipo de atendimento tende a trazer resultados positivos para os assistidos, a demanda de atendimento acaba sendo maior que nos Postinhos, além de momentos de interação e aprendizado aos pacientes”.
Por: Ítallo Veiga/ PMSA