Fundect vai premiar pesquisadores que impulsionam ciência e inovação em MS

Foto: Divulgação

Cerimônia em Campo Grande reconhecerá 15 finalistas e distribuirá R$ 90 mil em premiações

A produção científica de Mato Grosso do Sul ganhará destaque na próxima semana em Campo Grande. Pesquisadores que desenvolvem estudos com impacto nas áreas de inovação, sustentabilidade, educação, agronegócio, saúde e tecnologia serão homenageados durante a entrega do Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2026.

A cerimônia está marcada para o dia 1º de julho, no Auditório do Sebrae-MS, na Capital, e integra as comemorações pelos 28 anos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), celebrados em 3 de julho.

A premiação tem como objetivo reconhecer pesquisadores e pesquisadoras que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do estado, valorizando trajetórias acadêmicas e projetos capazes de transformar conhecimento em soluções práticas para a população.

Segundo o diretor-presidente da Fundect, Cristiano Carvalho, a iniciativa busca aproximar a sociedade da produção científica desenvolvida nas instituições de pesquisa sul-mato-grossenses. “O prêmio é um instrumento de valorização da ciência sul-mato-grossense e dos homens e mulheres que fazem com que ela aconteça. É um incentivo que aproxima a sociedade do trabalho dos pesquisadores e mostra que o investimento em ciência, tecnologia e inovação tem impacto direto no desenvolvimento do Estado, com resultado direto na vida das pessoas”, afirmou.

Promovido pela Fundect, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e pelo Governo de Mato Grosso do Sul, o prêmio distribuirá R$ 90 mil aos vencedores.

Os primeiros colocados de cada categoria receberão R$ 10 mil. Os segundos lugares serão contemplados com R$ 5 mil e os terceiros colocados com R$ 3 mil. Além da premiação financeira, os vencedores também serão indicados ao Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido nacionalmente pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Ao todo, 25 pesquisadores tiveram candidaturas homologadas. Destes, 15 foram selecionados como finalistas, distribuídos em cinco categorias.

Na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, disputam o reconhecimento Flábio Ribeiro de Araújo, da Embrapa Gado de Corte (CNPGC); Letícia Couto Garcia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); e Rodrigo Garófallo Garcia, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Na área de Ciências Exatas, os finalistas são Heberton Wender Luiz dos Santos, da UFMS; Junior Reis Silva, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); e Victor Hugo Rodrigues de Souza, da UFGD.

Já na categoria Ciências Humanas, concorrem Charlei Aparecido da Silva, da UFGD; Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, da UFMS; e Ruth Pavan, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

A premiação também contempla pesquisadores que transformam conhecimento em inovação aplicada. Na categoria Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Empresarial, as finalistas são Alinne Pereira de Castro, da UCDB; Denise Brentan da Silva, da UFMS; e Luana Rossato, da UFGD.

Entre os projetos desenvolvidos pelas pesquisadoras estão iniciativas voltadas ao diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao desenvolvimento de bioprodutos derivados da biodiversidade pantaneira e à criação de novas estratégias para combater doenças infecciosas e microrganismos resistentes a medicamentos.

Na categoria Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Público, os finalistas são Arlinda Cantero Dorsa, da UCDB; Edson Takashi Matsubara, da UFMS; e Mateus Boldrine Abrita, da UEMS.

Os trabalhos desenvolvidos pelos concorrentes envolvem temas como desenvolvimento regional, inteligência artificial aplicada à gestão pública, análise de dados e formulação de políticas públicas baseadas em evidências.

A expectativa da organização é reunir cerca de 150 participantes entre pesquisadores, representantes de universidades, instituições científicas, gestores públicos, autoridades e integrantes da comunidade acadêmica.

A cerimônia será realizada a partir das 14h, no Auditório do Sebrae-MS, localizado na Avenida Mato Grosso, nº 1.661, em Campo Grande.

Por: Redação

- Publicidade -spot_img

Veja também

- Publicidade -spot_img

WebRádio Plenitude

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img