sexta-feira, 29 março, 2024

Empresária de Selvíria recebe apoio do Sebrae/MS

Foto: Sebrae-MS

Entre os mais de dois mil atendimentos realizados pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em Selvíria, o acompanhamento a empresária Noemi Moreno se destacou pela ousadia da empreendedora e o desejo de se consolidar no mundo dos negócios. Em 2019, ela mudou-se de Pereira Barreto, interior de São Paulo, para o município sul-mato-grossense junto com a família e, após três anos, viu na cidade uma oportunidade de abrir a própria empresa: a loja Central Modas.

Noemi já tinha uma trajetória de mais de 20 anos de atuação no setor de vestuário, pois havia trabalhado em empresas do segmento. Ao abrir o próprio negócio, definiu a partir dessa experiência, que iria atender do público infantil ao adulto e, mesmo com uma longa trajetória na área, buscou profissionalização e acompanhamento especializado desde o início, o que a levou até o suporte oferecido pelo Sebrae, por meio das ações do programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Selvíria.

Com esse apoio, Noemi se formalizou e tornou-se uma microempreendedora individual – o primeiro passo para alçar voos mais altos. Então, começou a se qualificar para que pudesse estruturar a empresa. “O acompanhamento nos dá um rumo, me ajudou na questão de organização e atendimento. Uma representante do Sebrae, inclusive, veio na minha loja e me ajudou até na organização dos manequins”, pontuou a empreendedora.

A partir da formalização, a empresária participou de diversas capacitações, entre elas, alguns cursos levados de forma gratuita para o município através das carretas equipadas – uma ação proporcionada pela parceria entre Sebrae e Sistema Fiems, por intermédio do Senai. Segundo Noemi, esse apoio fornecido pelo programa Cidade Empreendedora para os empreendedores dos municípios participantes vem ao encontro da necessidade desse público em melhorar a empresa e se faz relevante pois, muitas vezes, ele não sabe como dar o primeiro passo.

“A metodologia veio para fazer a diferença na vida das pessoas. Eu vejo isso não só no meu negócio, mas em outros comércios da região também. Esse é um laço que o programa conseguiu criar com os empresários e, dessa forma, as lojas estão cada vez mais fortes”, comemora a empreendedora.

Com todo o suporte recebido, a empresária tem colhido bons frutos e planeja novos investimentos na empresa para o futuro. Trabalhando com calma, ela acredita que fortificar as bases é essencial para um sucesso a longo prazo e, mais para frente, pretende aumentar a equipe, que atualmente é composta pelo marido e pela filha. “Daqui uns dois ou três anos acredito que vamos conseguir contratar funcionários para contribuir na nossa loja. Tenho confiança na capacidade de Selvíria para realizarmos essa meta”, conclui Noemi.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Selviria integra o ciclo 2021/2022 da iniciativa e, de março de 2021 a dezembro do ano passado, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Além de Selvíria, outros municípios já foram contemplados pelo programa em Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.

Por: Enfoque MS

Foto: Reprodução

SEMEC orienta pais e responsáveis sobre utilização dos kits de material escolar para todas as Unidades da REME

Considerando a responsabilidade da Administração Pública Municipal em prover os meios para garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) divulgou no Diário Oficial dos Municípios desta quarta-feira (03) número 2.779, a orientação aos Gestores das Unidades de Ensino para publicitar aos pais e responsáveis sobre a utilização dos materiais fornecidos no Kit Escolar, nas atividades presenciais e não presenciais

De acordo com a Instrução Normativa, é vedada à Unidade de Ensino solicitar em sua lista de materiais, os materiais de uso coletivo, tais como: álcool em gel; água mineral; agenda escolar; algodão; balde de praia; entre outros, assim como materiais para uso didático, enviados pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), às Unidades de Ensino.

As listas com as solicitações de materiais aos pais ou responsáveis deverão ser encaminhadas, previamente, à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) – Núcleo de Monitoramento e Normas para validação .

Ainda de acordo com a Instrução Normativa as Unidades de Ensino que ofertam a Educação Infantil devem assegurar a devolução das produções e materiais de uso individual da criança (portfólios, cadernos etc.) aos pais ou responsáveis, até o último dia letivo do Calendário Escolar.

Para ter acesso a Instrução e A lista dos itens fornecidos no Kit Escolar 2021 CLIQUE AQUI.

Por: Assessoria PMTL

Veja também

7,250FãsCurtir
4,850SeguidoresSeguir
1,250InscritosInscrever

WebRádio Plenitude

- Publicidade -

Últimas Notícias